quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Hóspede maldita


Classificação:

A hospedeira, último sucesso de Stephenie Meyer, é um livro que pode decepcionar - e muito - quem gosta de histórias surpreendentes e, mais do que isso, contundentes. Meyer, e eu já escrevi isso antes em outros espaços que não no meu blog, escreve como quem não sabe o que é interessante e o que não é. Pode até ser interessante para ela cada uma das chatas passagens de seu livro (e são muitas) mas isso não quer dizer que seja tão legal assim para o leitor - pelo menos para aqueles que tem cérebro em perfeito funcionamento. O livro arrasta-se de uma forma que é impossível saber qual o objetivo da autora - se é contar-nos a história ou simplesmente encher páginas e mais páginas de besteiras. Não critico o futuro traçado por ela, que é legal e interessante, mas a forma como a história é contada. Acontece que ela abocanha o lado mais podre e chato da maçã: uma história de amor com um casal chato e tedioso - imagine a vida de casados dos dois, que feijão com arroz que não deve ser. 

Nem sei quanto tempo demorei para terminar o livro - tem gente que abandonou depois das 50 primeiras páginas - mas acho que levei mais de seis meses. O fim, como era de se esperar de uma autora caça-niqueis, abre espaço para uma continuação - que nem saberemos se virá ou não. Espero que não. Cuidado: tem gente que diz que o livro é perfeito só porque narra a aparição de quinhentos homens sem utilidade nenhuma e elege um - o mais bonito/interessante/gostoso - para ficar com a hóspede. Isso pode tedioso para os homens que buscam emoção e aventura...
No fim, não vale a pena. Arrisque quem quiser.
Esperarei pelo filme para ver no que dá...


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente terei de concordar com você, quem quiser que leia o livro, o mesmo realmente não me cativou, estou tentando escrever um que não seja tão chato quanto foi este. Acredito que ela podia ter melhorado ou cortado alguns pontos desinteressantes, certamente teria ficado bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, obrigado pela visita e pelo comentário. Se já leu algum outro livro da lista, fique à vontade para discordar de mim... Fico feliz também que você esteja se empenhando em escrever algo (bom), e quando terminar porque não me conta? É sempre bom saber o que os colegas escritores estão fazendo. Quando à Meyer, pode até parecer que eu a odeio, mas a verdade é que acredito que ela possa melhorar (se quiser) depois da subida estratosférica de sua carreria de escritora iniciante. Essa investida na literatura adulta (A hospedeira), por outro lado, me pareceu uma má aposta (ainda que tenha vendido muiiiiiiiiiiito). Mas não quer dizer que seja bom...

      Excluir